Sem transparência não existe democracia, diz Corregedor do TCM

img
#banabuiú 18 DE JULHO DE 2014
O Corregedor do TCM, Hélio Parente, em pronunciamento no Seminário de Prestação de Contas Eleitorais 2014, afirmou que “não existe democracia sem a aplicação do recurso público de forma plena, direta, correta e transparente”. O seminário foi realizado na ultima sexta-feira,18, e faz parte de uma parceria do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE) com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).

No evento, o Corregedor destacou, igualmente, a importância da inclusão dos advogados e contadores no processo de prestação de contas eleitorais, o que antes era de responsabilidade apenas do candidato. Chamou atenção para que esse processo seja aplicado, também, nas prestações de contas públicas, na qual o contador não assina.

Em seu pronunciamento, ele também fez alusão ao programa “Caravana da Cidadania”, que começou a percorrer o estado todo para capacitar gestores e servidores municipais, e ainda a execução de um projeto voltado para a comunidade estudantil. O Corregedor do TCM, Conselheiro Hélio Parente, identificou essa iniciativa como um passo de destaque no aprimoramento das contas públicas.

Na ocasião, o Presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, citou a importância do Tribunal de Contas dos Municípios em disseminar a transparência e incentivar a expertise nas prestações de contas, para que possam ser realizadas de forma séria e honesta. Mencionou, ainda, o incentivo ao exercício da cidadania através do controle social.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito